Pacheco declara que Senado deve votar rol taxativo da ANS este mês

Na última segunda-feira, 8, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o projeto que derruba o chamado rol taxativo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) será votado pela Casa em agosto, mas não de forma imediata. Ele e outros membros do governo consideram improvável que seja feita uma...

Publicado em 9 de agosto de 2022 às 08:34

Na última segunda-feira, 8, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o projeto que derruba o chamado rol taxativo da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) será votado pela Casa em agosto, mas não de forma imediata. Ele e outros membros do governo consideram improvável que seja feita uma análise antes das eleições. Pacheco explica que convocará ao menos uma sessão de debates e, depois, levará o texto direto ao plenário, sem passar por comissões.

O projeto de lei 2033/2022 amplia a cobertura de procedimentos dos planos de saúde privados e derruba o chamado rol taxativo da ANS, que é a lista de tratamentos obrigatórios e de todos os serviços disponíveis cobertos pelas operadoras. O texto define também regras para autorizar a cobertura de tratamentos e procedimentos que não estejam incluídos na lista da agência.

Nestes casos, o plano de saúde está autorizado a cobrir serviços com:


  • comprovação da eficácia, baseada em evidências científicas e plano terapêutico;
  • recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Sistema Único de Saúde);
  • indicação de órgão de avaliação de tecnologias em saúde.

Com informações do Poder 360