Partidos lançam mais homens como candidatos ao cargo de governador; número de mulheres é cinco vezes menor

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidaturas de homens para o cargo de governador nas eleições deste ano é cinco vezes maior do que o de mulheres. O cargo em questão foi o que apresentou maior diferença entre os gêneros na disputa deste ano. No geral, dos 223 registros...

Publicado em 17 de agosto de 2022 às 08:45

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidaturas de homens para o cargo de governador nas eleições deste ano é cinco vezes maior do que o de mulheres. O cargo em questão foi o que apresentou maior diferença entre os gêneros na disputa deste ano. No geral, dos 223 registros de candidatos para o governo dos estados, 185 são de homens e 38 são de mulheres.

De forma mais global, do total das 28.288 candidaturas apresentadas para todos os cargos do pleito deste ano, 67% são de homens e 33% são de mulheres. Embora o número seja bem próximo do mínimo exigido pela legislação, a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos, as mulheres representam 51% da população do país. Desta forma, é possível identificar discrepâncias de gênero já que em cada dez candidaturas, três são femininas. O segundo cargo com maior disparidade entre gêneros é o de senador, onde 76% dos candidatos são homens e 24% são mulheres.

Os cargos com menor diferença entre os gêneros são o de vice-presidente, onde há 7 representantes homens e 5 mulheres; e de vice-governador, com 134 homens e 89 mulheres. Logo, embora o número de candidatas tenha sido o maior das últimas eleições gerais, o percentual de candidaturas femininas cresceu apenas um ponto percentual em relação ao pleito de 2018: saindo de 32% para 33%.

Com informações do G1