Pastores são alvo de operação policial após dar golpe em mais de 50 mil pessoas

No início desta quarta-feira, 20, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Falso Profeta para cumprir dois mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra uma organização suspeita de aplicar golpes em mais de 50 mil vítimas em todo o Brasil e inclusive no exterior. Um dos alvos é...

Publicado em 20 de setembro de 2023 às 12:04

No início desta quarta-feira, 20, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Falso Profeta para cumprir dois mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra uma organização suspeita de aplicar golpes em mais de 50 mil vítimas em todo o Brasil e inclusive no exterior.

Um dos alvos é o líder do grupo, Osório José Lopes Júnior, que não foi localizado e é considerado foragido. O outro procurado não teve o nome divulgado e também não foi preso.

A investigação aponta que os suspeitos formavam uma rede criminosa com estrutura ordenada e divisão de tarefas, especializada no cometimento de diversos crimes, como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, e estelionatos por meio de redes sociais. As vítimas eram induzidas a investir quantias em dinheiro com a promessa de recebimento futuro de quantias milionárias.

A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dot), vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Decor).