PF pede afastamento de Ramagem por uso paralelo da Abin e STF nega

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Polícia Federal (PF) fez um pedido de afastamento para deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), enquanto é investigado se ele usou a estrutura da instituição para atender a interesses pessoais e políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do caso, negou o pedido.

A PF afirmou que a agência, sob a gestão de Ramagem, “estava a serviço, em verdade, do extrato político nacional”, defendendo o pedido de afastamento. Para os investigadores, a instituição foi loteada com aliados do governo, que formariam uma espécie de “estrutura paralela”. O deputado teria “incentivado e acobertado” o suposto esquema de espionagem, conforme a PF.

CONTINUE LENDO...

A Procuradoria-Geral da República foi contra o afastamento de Ramagem. Paulo Gustavo Gonet Branco, procurador-geral da República, argumentou que o mandato parlamentar deve ser resguardado e que, como o deputado não está mais na gestão da Abin, não há motivo para afastá-lo da Câmara.

Alexandre de Moraes manteve Ramagem, mas sete policiais federais que, durante o governo Bolsonaro, estavam cedidos à Abin foram afastados do trabalho por determinação do STF.

Os endereços do deputado foram alvos de busca e apreensão nesta quinta-feira, 25, na chamada Operação Vigilância Aproximada, Foram apreendidos computadores, documentos e pendrives na casa e no gabinete do deputado.

Com informações do Uol

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }