Promotoria retira acusações contra Neymar em transferência para o Barcelona

A Promotoria espanhola retirou todas as acusações de corrupção e fraude contra Neymar. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Ministério Público. Além de Neymar, seus pais, Nadine Gonçalves e Neymar da Silva Santos, e os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rossel e Josep Bartomeu, réus do caso envolvendo...

Publicado em 28 de outubro de 2022 às 09:55

A Promotoria espanhola retirou todas as acusações de corrupção e fraude contra Neymar. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Ministério Público. Além de Neymar, seus pais, Nadine Gonçalves e Neymar da Silva Santos, e os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rossel e Josep Bartomeu, réus do caso envolvendo sua transferência para o Barcelona, em 2013, tiveram as acusações retiradas.

Segundo publicação do Jornal 'Marca', um dos principais tabloides de esporte da Espanha, o promotor responsável pelo caso alegou, diante de um tribunal em Barcelona, que 'o caso se baseou em presunções, não em provas'. Apesar disso, o processo segue no âmbito civil, mas pode perder força após a retirada das acusações por parte da promotoria.

A retirada das acusações contra Neymar, seus pais e os ex-presidentes do Barcelona acontece na reta final do julgamento, que iniciou em 2015 e estava programado para ser concluído na próxima segunda-feira, 31. O longo tempo do julgamento provocou diversos imbróglios na Justiça da Espanha. Durante o período, Sandro Rossel, então presidente do Barcelona, foi demitido do cargo.

No último dia 18 de outubro, Neymar foi chamado para prestar depoimento na Corte espanhola. Durante a sessão, o atacante, que hoje defende o Paris Saint-Germain, disse que os contratos sempre foram geridos por seu pai, Neymar da Silva Santos, e que ele 'sempre assinou o que ele ('Neymar pai') pedia'. 'Meu pai sempre cuidou das negociações de contratos. Eu assino o que ele pede', disse Neymar na época.

De início, a promotoria do caso havia pedido dois anos de prisão e multa de cerca de R$ 53 milhões para o atacante brasileiro. Na época da ida do Santos para o Barcelona, Neymar era representado pela empresa DIS.

No entanto, a empresa alegava que o valor total do passe - valor da transferência de um jogador entre clubes - de Neymar foi diluído em contratos fictícios e por isso o valor recebido foi menor do que deveria ser pago.