Quem é Renato Cariani, influencer fitness alvo da PF por tráfico de drogas

Um nome conhecido no mundo fitness brasileiro gerou repercussão nesta terça-feira, 12, após a Polícia Federal (PF) realizar uma operação para reprimir e desarticular uma organização criminosa que desviou produtos químicos para produção de drogas. Renato Cariani, de 37 anos, foi um dos alvos da ação dos agentes que...

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 09:37

Um nome conhecido no mundo fitness brasileiro gerou repercussão nesta terça-feira, 12, após a Polícia Federal (PF) realizar uma operação para reprimir e desarticular uma organização criminosa que desviou produtos químicos para produção de drogas. Renato Cariani, de 37 anos, foi um dos alvos da ação dos agentes que cumpriram mandados de busca e apreensão na Anidrol, indústria química na Grande São Paulo que tem Cariani como sócio. A empresa teria desviado o equivalente a 12 toneladas de um produto químico usado na produção de crack.

Aos 37 anos, Renato Cariani é um dos maiores influenciadores do fitness do Brasil e possui mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram e outros 6,3 milhões de seguidores no YouTube. No Instagram, ele se define como professor de química e de educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. As funções do profissional vão além de ser apenas um instrutor de condicionamento físico, ele é uma espécie de treinador.

Em seu site oficial, Renato, que tem formação em química, educação física e administração de empresas, diz que a 'Nação Renato Cariani é o lugar onde você encontra tudo o que precisa para sua transformação pessoal. Aqui você terá acesso a conteúdos online que acelerarão sua evolução'. Conhecido por suas consultorias, o influenciador do mundo está sempre posando ao lado de famosos nas redes sociais, como o apresentador Danilo Gentili e MC Daniel.

Em seu curso, Renato oferece aulas de musculação, cozinha fácil, nutrição, mente sob controle, como criar um canal de YouTube, investimento do zero e inglês. Os valores variam de R$ 358,80 por ano a R$ 598,80 por ano.

Renato Cariani sempre contou nas redes sociais que o fato de ter sido vítima de bullying na infância foi sua motivação para entrar no mundo fitness. Assim, ele se tornou fisiculturista em 2020 e passou a ganhar competições pelo mundo.