Reprodução
Reprodução

Recenseador do IBGE deixa 82 bilhetes para marcar entrevistas na Bahia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O recenseador Carlos Emanoel dos Santos Gama, de 30 anos, agiu diferente para conseguir marcar as entrevistas do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), em Salvador. Cansado de não encontrar ninguém nas casas, ele decidiu enviar 82 bilhetes para “tocar” o coração dos moradores e, finalmente, conseguir realizar a pesquisa.

Carlos contou que faz a pesquisa na Pituba, bairro nobre da capital baiana. Ele detalhou que após escrever e imprimir os bilhetes, ele recebeu ajuda aos funcionários dos prédios para entrega dos recados aos moradores. O saldo foi positivo: no dia seguinte ao primeiro envio dos bilhetes, no mês de agosto, ele já recebeu respostas positivas. No momento, Carlos tem 42 retornos, ou seja, mais que a metade dos bilhetes enviados foram respondidos, e ele conseguiu completar cerca 85% do setor.

CONTINUE LENDO...

No computador, Carlos Emanoel digitou uma breve mensagem com informações sobre o Censo e com os horários em que ele estaria na Pituba.

“Estarei presente na sexta, sábado e domingo. A entrevista dura entre 5 a 10 minutos. Meus dados no IBGE estão todos presentes na folha. Fico agradecido se puder me receber”, escreveu no bilhetes.

Segundo ele, que é formado em comunicação e trabalha como recenseador pela primeira vez em 2022, há muito desencontro de horário entre os funcionários do IBGE e os moradores da região. Além disso, Carlos sentia que muitos dos entrevistados ficavam inseguros ao deixarem um desconhecido entrar em casa.

Dificuldades

Carlos conta que tem facilidade para se comunicar e que é acostumado a ‘dar a cara a tapa’. Porém, mesmo com a desenvoltura, enfrentou algumas dificuldades durante as entrevistas como recenseador. Em um dos casos, a recusa em responder as perguntas do IBGE foi imediata e na frente de pessoas que passavam pelo local.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }