Rei Charles III é diagnosticado com câncer, anuncia Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham informou que o rei Charles III recebeu o diagnóstico de um tipo de câncer durante seu recente tratamento para um aumento da próstata, esclarecendo que não se trata de câncer de próstata. Embora o tipo específico de câncer não tenha sido divulgado, um comunicado oficial revelou que o rei iniciou...

Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 15:46

O Palácio de Buckingham informou que o rei Charles III recebeu o diagnóstico de um tipo de câncer durante seu recente tratamento para um aumento da próstata, esclarecendo que não se trata de câncer de próstata. Embora o tipo específico de câncer não tenha sido divulgado, um comunicado oficial revelou que o rei iniciou 'tratamentos regulares' na segunda-feira, 5.

Apesar da situação, o palácio destacou que o rei mantém um otimismo total em relação ao tratamento e tem a expectativa de retornar ao serviço público o mais rápido possível. Como parte desse processo, ele adiará seus compromissos públicos, contando com a colaboração de outros membros da realeza para substituí-lo durante o tratamento.

Não foram compartilhados detalhes adicionais sobre o estágio do câncer ou o prognóstico. Enquanto faz uma pausa em seus eventos públicos, o rei, de 75 anos, continuará a exercer seu papel constitucional como chefe de Estado.

O rei foi visto em um culto religioso em Sandringham no domingo, 4, onde acenou para a multidão. Ele passou por um procedimento de próstata em um hospital privado de Londres há mais de uma semana.

A opção do rei de tornar público seu tratamento da próstata tem o propósito de incentivar mais homens a realizarem exames de próstata, conforme afirmou o palácio. O rei expressou satisfação por contribuir para aumentar a conscientização sobre o assunto, observando um aumento nas buscas por informações sobre condições da próstata no site do NHS, o serviço público de saúde do Reino Unido.

Considerando que as chances de desenvolver um tumor aumentam com a idade, os números do Reino Unido indicam que mais de um terço (36%) dos novos casos de câncer a cada ano ocorrem em pessoas com 75 anos ou mais.

Fonte: BBC News