Relator aumenta carga horária obrigatória do Novo Ensino Médio

O Relator do Projeto do “Novo Ensino Médio” fez um ajuste no texto, no que diz respeito da carga horário a ser cumprida pelos alunos. Conforme o texto divulgado nesta segunda-feira, 11, o deputado Mendonça Filho aumentou de 1.800 para 2.100 a quantidade de horas destinadas a disciplinas obrigatórias no...

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 14:48

O Relator do Projeto do 'Novo Ensino Médio' fez um ajuste no texto, no que diz respeito da carga horário a ser cumprida pelos alunos. Conforme o texto divulgado nesta segunda-feira, 11, o deputado Mendonça Filho aumentou de 1.800 para 2.100 a quantidade de horas destinadas a disciplinas obrigatórias no Novo Ensino Médio.

A expectativa do parlamentar é de que o texto, que tramita em regime de urgência, seja votado na terça-feira, 12, no plenário da Câmara. A principal mudança no projeto foi o aumento da carga horária obrigatória nos três anos de ensino médio.

A proposta visa atualizar a lei do Novo Ensino Médio, sancionada em 2017. Atualmente, a regra em vigência prevê que os estudantes tenham 1.800 horas totais, ou seja, nos três anos, destinados a disciplinas obrigatórias. Além disso, a norma atual prevê 1.200 horas para disciplinas optativas, escolhidas pelo aluno.