Reprodução/@COP28_UAE
Reprodução/@COP28_UAE

Reta final da COP28 começa com divergências sobre combustíveis fósseis

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O relatório definitivo da COP28, que deve ser publicado na próxima terça-feira, 12, já começou a ser elaborado. Porém, autoridades internacionais têm divergências sobre estratégias que devem ser adotadas para acabar com a dependência de combustíveis fósseis.

O ministro da Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, disse nesta terça-feira, 5, repudiar um provável acordo que incluia a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis. A posição dos sauditas indica que serão duras as negociações para a resolução final da cúpula do clima. Um rascunho inicial do acordo inclui a possibilidade de uma redução ou eliminação gradual de petróleo, gás e carvão.

CONTINUE LENDO...

A 28ª conferência sobre a mudança climática, neste momento presidida pelos Emirados Árabes Unidos, termina oficialmente em 12 de dezembro, quando deve ser publicado o documento que vai trazer as decisões da reunião. A principal meta é elevar a ambição coletiva para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, com novos prazos, compromissos mais rigorosos e valores de financiamento. Porém, o ministro saudita manifestou não estar de acordo com o discurso contra os combustíveis fósseis. A Arábia Saudita é o maior exportador mundial de petróleo.

VER MAIS

VER MAIS