Senado aprova Flávio Dino para o STF e Gonet para a PGR

A indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada por 47 votos a 31, na noite desta quarta-feira, 13, pelo Senado. Foram duas abstenções. Paulo Gonet, atual vice-procurador-geral eleitoral, foi aprovado por 65 votos a favor e 11 contrários, com...

Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 22:02

A indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada por 47 votos a 31, na noite desta quarta-feira, 13, pelo Senado. Foram duas abstenções. Paulo Gonet, atual vice-procurador-geral eleitoral, foi aprovado por 65 votos a favor e 11 contrários, com uma abstenção. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) não pôde participar das duas votações por motivos de saúde.

Os precisavam do aval de pelo menos 41 dos 81 senadores que compõem a atual Legislatura. Dino obteve rejeição entre seus pares da oposição. Desde que teve sua indicação confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 27 de novembro, o ex-governador do Maranhã iniciou um périplo pelos gabinetes da Casa. 

No Palácio do Planalto, a confiança na aprovação de Dino era certa, porém requeria atenção. Após dois meses de espera desde a aposentadoria de Rosa Weber, Lula se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para ouvir dele sobre os reais riscos de ter sua indicação 'gongada' pelos senadores.

Com informações do O Tempo