A senadora de São Paulo Mara Gabrilli (PSD) divulgou em suas redes sociais na última quinta-feira, 27, um vídeo em que aparece testando um equipamento que permite que pessoas com paralisia possam ficar de pé e se moverem multidirecionalmente com braços livres. “Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento”, escreveu em uma publicação.
Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento! Nos últimos três dias estive em missão nos EUA, onde testei o Atalante, um exoesqueleto que funciona como um suporte para que pessoas com paralisia possam ficar de pé, se moverem multidirecionalmente e com braços livres. pic.twitter.com/1QzrtNKcVa
— Mara Gabrilli (@maragabrilli) April 27, 2023
A máquina foi desenvolvida pela empresa americada Wandercraf e funciona como um esqueleto artificial que é utilizado externamente, colado ao corpo da pessoa, para dar suporte e permitir que ela consiga reproduzir movimentos.
A maquina recebeu há pouco tempo a autorização da Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa dos Estados Unidos, para ser usada na reabilitação de pessoas que têm problemas de mobilidade, em especial as que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
A senadora Mara Gabrilli, de 55 anos, é tetraplégica desde 1994 e ficou conhecida por defender os direitos das pessoas com deficiência e dar visibilidade a esse grupo.
Com informações do UOL