Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Silvio Almeida defende Lula em declaração polêmica sobre escravidão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, se opôs às críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira, 21, sobre a declaração em que afirmou que o Brasil é grato à África pelo que foi produzido na escravidão. Para Almeida, Lula reconheceu as contribuições do povo africano no desenvolvimento do país e pregou reparação. O argumento foi dado em uma entrevista ao jornal Estadão.

“O que o presidente Lula disse foi: ‘o Brasil tem uma dívida com África e ela tem que ser paga’. E por isso, o presidente tem insistido –e já falei com ele sobre isso– é que a agenda de direitos humanos com a África envolve o chamado direito ao desenvolvimento”

Relembre o caso

Na última quarta-feira, 19, durante passagem por Cabo Verde, Lula afirmou que o Brasil tem “profunda gratidão” pelo que foi produzido por escravizados no país durante mais de três séculos.

CONTINUE LENDO...

“Nós brasileiros somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscigenação de índios, negros e europeus. Temos profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”

Críticas

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se pronunciou pelas redes sociais e disse que a fala do presidente sobre escravidão foi “inaceitável” e “preconceituosa”.

Damares afirmou ainda que a declaração de Lula a “causou dores profundas”, uma vez que, segundo a congressista, só quem é descendente de escravizados, como ela, sabe como a fala foi “indevida e inoportuna”.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }