Agência Brasília
Agência Brasília

Sinal do 5G será liberado a partir desta quarta-feira

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O sinal do 5G será liberado oficialmente nesta quarta-feira, 6, após a aprovação do grupo técnico da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Brasília será a primeira capital do país a contar com o sinal em toda a região.

A previsão era de que todas as capitais tivessem o sinal 5G liberado até 31 de julho de 2022, porém, no início do ano, as operadoras já diziam que estavam enfrentando alguns obstáculos. O funcionamento da tecnologia em todas as capitais passou para 29 de setembro. São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre serão as próximas capitais a terem o sinal 5G liberado.

CONTINUE LENDO...

Para criar a infraestrutura de transmissão do sinal 5G, as prefeituras deveriam aprovar uma lei municipal que permitisse a instalação dos equipamentos. Das 26 capitais, apenas 10 e o DF já possuem leis que permitem essa instalação, que precisa ser feita no alto de prédios ou em postes de luz.

A lei é necessária porque no 4G, uma torre manda o sinal para um bairro inteiro, já as ondas do 5G são mais curtas e, portanto, serão necessários 10x mais dispositivos. Ondas curtas também permitem o 5G ser 100x mais veloz.

Sendo que, o lançamento da rede 5G em Brasília vai servir como um teste, com a Anatel e as operadoras de telefonia móvel instalando filtros anti-interferência.

Com informações do Compara e Poupa

VER MAIS

VER MAIS