Síndrome dos Ovários Policísticos: Impactos Cognitivos e Cerebrais em Mulheres

Mulheres na meia-idade que sofrem da síndrome dos ovários policísticos (SOP) podem apresentar pontuações mais baixas em testes cognitivos e uma massa cerebral reduzida, sintomas característicos de demência precoce, conforme revelado em um estudo divulgado na revista científica Neurology nesta quarta-feira, 31. As...

Publicado em 3 de fevereiro de 2024 às 04:59

Mulheres na meia-idade que sofrem da síndrome dos ovários policísticos (SOP) podem apresentar pontuações mais baixas em testes cognitivos e uma massa cerebral reduzida, sintomas característicos de demência precoce, conforme revelado em um estudo divulgado na revista científica Neurology nesta quarta-feira, 31. As participantes, diagnosticadas com ovários policísticos na juventude ou idade adulta, foram acompanhadas por 30 anos para avaliar os impactos da doença na cognição.

'Uma vez que até 10% das mulheres podem ser afetadas pelos ovários policísticos, esses resultados têm implicações importantes para a saúde pública em geral', destacaram os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo ocorreu em duas fases. Na primeira, foram avaliados os testes cognitivos de 907 mulheres, das quais 66 foram identificadas com ovários policísticos. Todas as voluntárias com a síndrome apresentavam desregulação hormonal. As mulheres com SOP demonstraram um declínio mais acentuado nas notas dos testes ao longo do tempo, comparadas às participantes sem a síndrome, abrangendo testes de funcionamento executivo corporal, memória e fluência verbal.

Na segunda fase, um subgrupo de 291 pacientes, incluindo 25 com SOP, foi submetido a exames de ressonância magnética para avaliar as massas cerebrais. Os cientistas observaram uma menor integridade da substância branca do cérebro em mulheres com a síndrome, sugerindo um envelhecimento precoce.

Pesquisas anteriores já haviam indicado que mulheres com ovários policísticos podem apresentar mais sintomas depressivos. Assim, os cientistas decidiram avaliar os impactos na saúde mental como um todo.

A SOP é caracterizada por anovulação e pela presença de cistos nos ovários, sendo uma das principais causas de infertilidade. A síndrome induz a desequilíbrios hormonais e metabólicos, aumentando a susceptibilidade a doenças como diabetes.