Supermecados querem mudar lei para aumentar prazo de validade de produtos

Nesta semana, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) enviou para avaliação no Senado Federal, um projeto de lei que pode alterar o sistema de data de validade dos produtos, e segundo o texto, reduzir o descarte de alimentos tratando a mudança como “modernização”. A ideia defendida já existe em...

Publicado em 21 de outubro de 2023 às 16:31

Nesta semana, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) enviou para avaliação no Senado Federal, um projeto de lei que pode alterar o sistema de data de validade dos produtos, e segundo o texto, reduzir o descarte de alimentos tratando a mudança como 'modernização'.

A ideia defendida já existe em alguns países, como os Estados Unidos. Segundo o 'Best Before', os produtos teriam duas datas de validade. A primeira sinalizaria até qual data é preferível consumir, e a segunda, a partir de quando o alimento tem risco de estar impróprio.

Altualmente, a data de validade dos produtos no Brasil sinaliza tanto que o produto está seguro para o consumo quanto que ele mantém suas características de qualidade, como o 'best before', mas é proibido vender o alimento depois disso. Ou seja, com a proposta dos supermercados, seriam estendidas as datas de validade.