O empresário Thiago Brennand deve chegar ao Brasil na tarde deste sábado, 29, pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para cumprir os pedidos de prisão preventiva expedidos contra ele pela Justiça paulista.
Foragido há sete meses, Brennand foi preso em 17 de abril nos Emirados Árabes Unidos, dois dias depois de a extradição ter sido autorizada pelas autoridades daquele país.
Quatro homens da Polícia Federal (PF) e um agente da Interpol foram aos Emirados Árabes para concluir o processo de extradição e prender o empresário. A equipe embarcou na madrugada de quinta-feira, 27, no voo da Emirates que sai diariamente do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à 1h25.
Os policiais federais chegaram a Dubai na tarde de quinta e seguiram de carro até Abu Dhabi, distante cerca de 150 km do aeroporto. Brennand retorna para o Brasil com os quatro policiais federais. O agente da Interpol ficou nos Emirados por motivos não divulgados.
Os agentes devem desembarcar com Brennand por volta das 17h deste sábado, 29, no Brasil. Em seguida, ele será levado para a Superintendência da PF na capital paulista.
De acordo com os trâmites judiciais brasileiros, assim que chegar ao país Brennand deve passar por exame de corpo de delito em uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), em São Paulo. Em seguida, terá uma audiência de custódia e, posteriormente, será transferido para um Centro de Detenção Provisória (CDP).
Pedidos de prisão
Brennand é alvo de cinco pedidos de prisão, relacionados a crimes como estupro, tortura, ameaça e cárcere privado. Ele viajou para os Emirados Árabes em 4 de setembro, horas antes de ser denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).
O órgão mandou que ele retornasse ao país e entregasse o passaporte, mas o empresário não cumpriu a determinação, o que resultou na decretação de sua preventiva. Desde então, era considerado foragido.
Com informações do Metrópoles