Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

TSE inicia julgamento de ações contra Lula e Alckmin nesta quinta-feira

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) inicia hoje, 19, o julgamento de duas ações que investigam se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) cometeram abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e propaganda eleitoral irregular durante as eleições de 2022. Inicialmente, o julgamento estava marcado para terça-feira, 17, mas foi adiado pela Corte.

As ações são de autoria do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da coligação “Pelo Bem do Brasil”, formada pelos partidos Republicanos, PP (Progressistas) e PL (Partido Liberal). Segundo os autores das ações, o Google favorecia em sua busca conteúdos patrocinados favoráveis a Lula ao pesquisar palavras-chave como “Lula condenação”, “Lula Triplex” e “Lula corrupção PT”. A coligação também afirma que os conteúdos em questão citavam uma suposta perseguição da qual o então candidato à Presidência teria sido alvo.

CONTINUE LENDO...

A ação argumenta que Lula e Alckmin praticaram abuso do poder econômico e dos meios de comunicação, promovendo “notícias fraudulentas” para “omitir informações do eleitorado”. Outra ação, movida por Bolsonaro e a coligação “Pelo Bem do Brasil” apresentaram outra ação falando de uma suposta prática de uso indevido dos meios de comunicação. Nela, acusam Lula de difundir propaganda eleitoral irregular com um suposto apoio da mídia para pedir votos e atingir os eleitores de forma massiva.

VER MAIS

VER MAIS