Durante uma entrevista à revista Veja, o gerente de operações hoteleiras do Valle Nevado Ski Resort, destino de muitos brasileiros que viajam ao Chile em busca de neve, causou polêmica após comparar turistas brasileiros aos cães da raça poodle.
“O brasileiro parece com um poodle, é muito bravo, mas nem tanto. Isso acontece com vocês. Ficam bravos, falam, mas, se falamos que vamos chamar a polícia, aí param, acaba a valentia. São bravos com o garçom, com a recepcionista. Mas quando chega alguma autoridade param”, disse o gerente
Ainda na mesma entrevista, ele comentou sobre como vê o comportamento brasileiro na instalação hoteleira do Valle Nevado.
“(…) Encerramos o café às 10h. O brasileiro costuma chegar às 10h15, batendo na porta, gritando para abrirmos. Não gostam de normas para nada! A gente diz: ‘Senhor, sua reserva é às 19h’, eles chegam às 21h30. Esse comportamento é bem brasileiro. É uma cultura diferente, alegre, menos quadrada. Mas querem desfrutar de tudo sem horários”, opinou.
Após as declarações do funcionário viralizarem, o Valle Nevado Ski Resort enviou uma nota se desculpando. A assinatura do comunicado é de Ricardo Margulis, o gerente-geral.
“Lamentamos profundamente os termos com que um de nossos gestores se referiu ao público brasileiro, pois isso não representa em nada os nossos valores, o respeito que temos por todas as pessoas e a forma como historicamente nos relacionamos com os visitantes brasileiros. Em nome do Valle Nevado, pedimos desculpas pelas declarações publicadas na coluna Gente, da VEJA – veículo de imprensa com o qual mantemos relacionamento profissional e amigável – e reitero que os conceitos utilizados por um de nossos executivos não representam, nem nunca representaram a opinião que temos sobre os brasileiros, que há mais de 30 anos consideramos parte fundamental da família Valle Nevado”.
Com informações do Metrópoles