Uber diz que não vai pagar multa de R$ 1 bi e nem contratar motoristas até esgotar recursos

A Uber disse que não vai adotar nenhuma das medidas da sentença proferida pelo juiz do Trabalho Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, antes que todos os recursos cabíveis sejam esgotados. A sentença determina que empresa contrate todos os motoristas cadastrados na plataforma e pague multa de R$...

Publicado em 16 de setembro de 2023 às 11:43

A Uber disse que não vai adotar nenhuma das medidas da sentença proferida pelo juiz do Trabalho Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, antes que todos os recursos cabíveis sejam esgotados. A sentença determina que empresa contrate todos os motoristas cadastrados na plataforma e pague multa de R$ 1 bilhão por danos morais coletivos, além de outras decisões.

No entanto, em nota, a empresa alegou que há uma evidente insegurança jurídica na decisão, uma vez que a ação envolve apenas a Uber, não considerando o Ifood, 99, Loggi e Lalamove, por exemplo.

'Há evidente insegurança jurídica, visto que apenas no caso envolvendo a Uber a decisão tenha sido oposta ao que ocorreu em todos os julgamentos proferidos nas ações de mesmo teor propostas pelo Ministério Público do Trabalho contra plataformas, como nos casos envolvendo Ifood, 99, Loggi e Lalamove, por exemplo', afirmou a nota da plataforma.

Atualmente, mais de 1 milhão de motoristas estão cadastrados na Uber em mais de 550 cidades de todo o Brasil.

Outras medidas

Além das medidas citadas acima, o juiz também estabeleceu uma multa diária de R$ 10 mil para cada motorista do aplicativo sem registro. A decisão deverá ser cumprida em seis meses, a partir do trânsito em julgado e da intimação para início de prazo.

Uma vez intimada, a empresa deverá relacionar todos os motoristas com cadastro ativo na plataforma. Depois, deverá comprovar a regularização dos contratos de trabalho de 1/6 deles a cada mês, até o término do prazo.

Os valores da multa por danos morais coletivos devem ser destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador em 50%. A outra metade deverá ir para associações de motoristas de aplicativos que tenham registro em cartório e constituição social regular, em cotas iguais.

Posicionamento

Para a Uber, a sentença não considerou adequadamente o conjunto de provas produzido no processo e que se baseou 'em posições doutrinárias já superadas, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal.'

A empresa destaca que na sentença, o magistrado menciona não haver legislação no país que regulamenta o novo modelo de trabalho intermediado por aplicativos.

O app pontua ainda que governo federal chegou a editar o Decreto Nº 11.513, que institui um Grupo de Trabalho 'com a finalidade de elaborar proposta de regulamentação das atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas', incluindo definições sobre a natureza jurídica da atividade e critérios mínimos de ganhos financeiros.

'O STJ (Superior Tribunal de Justiça), desde 2019, vem decidindo que os motoristas não mantêm relação hierárquica com a empresa porque seus serviços são prestados de forma eventual, sem horários pré-estabelecidos, e não recebem salário fixo, o que descaracteriza o vínculo empregatício', conclui a Uber.

Com informações da CNN