Uber libera novo recurso para que pais supervisionem viagens; veja como funciona

A Uber liberou, a partir desta semana, a função “Adolescentes” para todo o Brasil. Com esta ferramenta, os pais de adolescentes de 12 a 17 anos podem monitorar a viagem dos filhos nos carros do aplicativo. Anteriormente, a função estava liberada apenas para algumas cidades, como Recife e Belo Horizonte....

Publicado em 2 de março de 2024 às 21:00

A Uber liberou, a partir desta semana, a função 'Adolescentes' para todo o Brasil. Com esta ferramenta, os pais de adolescentes de 12 a 17 anos podem monitorar a viagem dos filhos nos carros do aplicativo. Anteriormente, a função estava liberada apenas para algumas cidades, como Recife e Belo Horizonte.

Segundo a empresa, esta é uma forma para que adolescentes usem a plataforma da Uber com o consentimento do responsável legal.

A plataforma explica que 'os responsáveis legais que adicionarem uma conta de adolescente ao Perfil Familiar receberão uma notificação sempre que o adolescente solicitar uma viagem e alertas em tempo real. Além disso, eles poderão acompanhar a viagem no app, desde a partida até o destino'.

Como usar o Uber Adolescentes?

Para usar o novo recurso, os pais ou responsáveis devem entrar no seu perfil da Uber e convidar o menor para criar uma conta.

Antes que um adolescente possa solicitar sua primeira viagem, ele deve concluir um processo de integração de segurança que o ensine sobre os recursos de segurança disponíveis em cada viagem.

Os passageiros adolescentes sempre terão acesso a recursos de segurança, como a verificação do U-Código e a U-Ajuda. Eles também podem optar por ativar a opção de Gravação de Áudio durante as viagens.

Para identificar as viagens de adolescentes antes de realizar a chamada do carro, a mensagem mostrará 'UberX • Adolescente'.

Passo a passo

É necessário clicar em 'Conta' no menu do aplicativo, escolher a opção 'Perfil Família' e, em seguida, fazer o convite ao adolescente através dos contatos da agenda do celular. Quem efetua o pagamento pela corrida é o responsável, através do perfil familiar. Dinheiro não é aceito.

O jovem vai receber um link para criar um perfil e, após esse processo, poderá solicitar viagens normalmente, por conta própria.

Com informações do Terra