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Veja a lista de dos melhores e piores alimentos para servir na Ceia de Natal

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O mês de dezembro é repleto de celebrações entre família, amigos e colegas de trabalho e a maioria dessas confraternizações de fim de ano envolve fartura de alimentos, alguns deles ricos em sal, açúcar e gordura. Se você busca uma alimentação mais equilibrada ou pretende reduzir o peso sem precisar ficar sem comer os pratos típicos do período.

A nutricionista Camila Pedrosa, da clínica Viver Nutrição, de Brasília, sugere moderação e boas escolhas: “Para manter o equilíbrio no período de festas, sugerimos que uma pessoa não exagere, não coma até passar mal e faça boas escolhas entre as várias opções disponíveis. É fundamental avaliar se vale a pena continuar repetindo o prato preferido várias e várias vezes”, aponta.

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Veja os 5 alimentos menos saudáveis ​​da ceia:

  1. Rabanada

Apesar de chinesa, a rabanada é um prato extremamente calórico, gorduroso e difícil para as pessoas conseguirem comer uma unidade só. “A rabanada pode causar picos de glicose no sangue, sendo uma preocupação para diabéticos ou pessoas com resistência à insulina”, aponta o médico Christian Aguiar, pós-graduado em Nutrologia.

  1. Panetone

Consumir panetone em abundância pode resultar em problemas de saúde a longo prazo, como acidente vascular cerebral (AVC). O alimento tem alto teor de açúcar, gordura e farinha refinada.

  1. Maionese

A maionese é um ingrediente bastante gorduroso e, além disso, pode levar a infecções já que variações de temperatura podem estragá-la.

  1. Bacon

Geralmente, a farofa da ceia contém pedaços de bacon, que é uma carne ultraprocessada. “O consumo de industrializados, como o bacon, tem sido associado a um risco aumentado de certos tipos de câncer, especialmente o câncer colorretal”, alerta o médico.

  1. Frutas secas e/ou cristalizadas

As frutas secas e/ou cristalizadas são opções que também merecem atenção devido ao alto teor de açúcar, o que favorece picos de glicose no sangue.

Veja os 5 alimentos mais saudáveis ​​da ceia:

  1. Frango

O frango é uma excelente fonte de proteína, essencial para a construção e reparo de tecidos. Também é uma carne magra, o que diminui o apetite de calorias.

  1. Peixe

Além de proteína, os peixes fornecem ácidos graxos e ômega-3, benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral.

  1. Lentilha

A lentilha é um alimento altamente nutritivo e saudável. Ela é uma das melhores fontes de proteína vegetal, e também contém fibras, ferro, manganês, fósforo, cobre e potássio.

  1. Oleaginosas

As nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches são oleaginosas com excelente teor de gorduras insaturadas, que fazem bem para a saúde do coração.

  1. Frutas naturais

Quando consumidas sem açúcar cristalizado, as frutas são fontes de vitaminas que fortalecem o sistema imunológico, além das fibras que podem controlar o índice glicêmico e facilitar o trânsito intestinal.

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