Venezuela anuncia reunião com a Guiana sobre Essequibo, incluindo Lula

Em meio à escalada de tensões entre os países na disputa pelo Essequibo, os presidentes da Venezuela e Guiana se reunirão na próxima quinta-feira, 14. Líderes latinoamericanos, incluindo Lula, pressionam por resolução pacífica de disputa territorial. “A Venezuela expressa sua satisfação e aceita com aprovação e...

Publicado em 9 de dezembro de 2023 às 20:42

Em meio à escalada de tensões entre os países na disputa pelo Essequibo, os presidentes da Venezuela e Guiana se reunirão na próxima quinta-feira, 14. Líderes latinoamericanos, incluindo Lula, pressionam por resolução pacífica de disputa territorial.

'A Venezuela expressa sua satisfação e aceita com aprovação e comprometimento o chamado para se encontrar', disse o pronunciamento do Ministério das Relações Exteriores do país.

A proposta teria sido mediada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que manteve conversas recentes com os dois países após um referendo realizado no final de semana anterior respaldar as ambições de Caracas em relação ao território rico em recursos naturais e controlado pela vizinha Guiana.