Venezuela exige retirada de navio de guerra britânico na Guiana: 'provocação hostil'

Nesta quinta-feira, 28, o governo da Venezuela exigiu, “ações imediatas” para a retirada de um navio de guerra britânico da costa da Guiana, em meio a uma frágil trégua na disputa centenária entre os dois países pelo Essequibo, um território rico em petróleo. A Guiana ainda não confirmou a chegada do...

Publicado em 28 de dezembro de 2023 às 16:23

Nesta quinta-feira, 28, o governo da Venezuela exigiu, 'ações imediatas' para a retirada de um navio de guerra britânico da costa da Guiana, em meio a uma frágil trégua na disputa centenária entre os dois países pelo Essequibo, um território rico em petróleo.

A Guiana ainda não confirmou a chegada do 'HMS Trent', que já se encontrava no Caribe e que, como o Reino Unido anunciou no domingo passado, seguia para a ex-colônia britânica para participar de exercícios militares antes do fim do ano.

'A Venezuela rejeita, de maneira categórica, a chegada do navio da Marinha britânica 'HMS Trent' à costa da Guiana, o que se torna um ato de provocação hostil', afirmou o governo em um comunicado oficial.

Com informações do UOL