Venezuela faz plebiscito popular neste domingo para anexar território da Guiana ao país

Cerca de 20 Milhões de eleitores venezuelanos vão às urnas neste domingo, 3, para responder se o país deve ou não anexar mais da metade do território da Guiana ao país. O plebiscito popular foi uma ideia defendida pelo presidente Nicolás Maduro, sem levar em consideração uma decisão da Corte Internacional de Justiça,...

Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 08:46

Cerca de 20 Milhões de eleitores venezuelanos vão às urnas neste domingo, 3, para responder se o país deve ou não anexar mais da metade do território da Guiana ao país.

O plebiscito popular foi uma ideia defendida pelo presidente Nicolás Maduro, sem levar em consideração uma decisão da Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, que determinou na última sexta-feira, 1, que a Venezuela não tome nenhuma ação agressiva contra a Guiana.

O tribunal internacional considerou o tema urgente, por ver risco de invasão, e deu uma decisão liminar ao pedido da Guiana. O órgão também determinou que nenhum dos países tome medidas para agravar o conflito.

Essequibo é uma área que corresponde a 75% do território da Guiana, com 160 mil quilômetros quadrados. A disputa desse território pelo governo de Caracas acontece desde o século 19, e voltou à tona nos últimos meses graças às descobertas de petróleo no pequeno país que tem fronteiras com Brasil, Venezuela e Suriname.

. Crédito: .

Com a exploração das fontes de petróleo, a Guiana teve a maior taxa de crescimento econômico mundial em 2022, de 62,3%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).