Reprodução
Reprodução

Vídeo: alvo de reclamações da população, prefeito culpa roupas por surto de dengue na cidade

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em uma declaração controversa, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL-SP), afirmou que algumas pessoas contraem dengue por se exporem ao sol com o “bumbum de fora”. O comentário foi feito durante uma transmissão ao vivo no Facebook na última terça-feira, 30.

“Esse pessoal da oposição, que fica criando terror, gente que pega dengue porque fica no sol de bumbum de fora, mostra que tem lá o bumbunzinho, leva uma picada do mosquito, porque se expõe demais, e depois reclama que pegou dengue”, disse Colucci.

CONTINUE LENDO...

O prefeito abordava as ações de combate à dengue realizadas pela administração municipal quando fez a declaração. Ele enfatizou que não há um surto de dengue na cidade, apenas casos isolados.

“É um ou outro morador que gosta de pegar sol o dia inteiro, que não trabalha, deve ter levado uma ou duas picadas do Aedes aegypti que poderia estar contaminado, ali ou em qualquer local, tem gente que passeia muito, não trabalha (…) Aí o cidadão pega dengue duas vezes e fica falando que foi culpa da prefeitura. Então trabalha um pouquinho em vez de ficar o dia todo de biquíni, põe uma roupa, passa um repelente”, completou o prefeito.

Polêmicas anteriores

Toninho Colucci já esteve envolvido em outras situações polêmicas. Em agosto de 2023, a vereadora Dra. Diana Matarazzo (PL) divulgou um vídeo nas redes sociais onde o prefeito aparece gritando com ela e tratando-a de maneira ríspida. Nas imagens, ele a chama de “mentirosa” e, em determinado momento, manda-a sentar e se comportar.

Em outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu cassar o mandato do prefeito por improbidade administrativa. A decisão foi tomada pela 1ª Turma, que julgava um recurso da defesa contra denúncias do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). No entanto, a decisão foi revertida em dezembro, após o relator, ministro Nunes Marques, reavaliar seu voto favoravelmente a Colucci. Os magistrados Edson Fachin e Gilmar Mendes seguiram o entendimento, permitindo ao prefeito manter seus direitos políticos.

Situação da dengue no Brasil

O Brasil registrou 4.270.624 casos prováveis de dengue até esta sexta-feira, 3, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2024, 2.197 pessoas morreram devido à dengue, marcando um recorde histórico. O número mais alto registrado anteriormente foi em 2023, quando 1.179 mortes ocorreram durante todo o ano. Este ano, esse patamar foi ultrapassado já em abril, e outros 2.276 casos ainda estão sob investigação.

Com informações do Poder 360

VER MAIS

VER MAIS