Vídeo: caminhão tomba e derrama ácido tóxico em rio de Santa Catarina

Um caminhão que carregava ácido sulfônico tombou e derramou o produto químico em um rio na Serra Dona Francisca, em Joinville, Santa Catarina. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29 e bloqueou a SC-418, no km 15. Vídeos que circulam nas redes sociais registram uma espuma branca sobre a correnteza. A...

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 15:42

Um caminhão que carregava ácido sulfônico tombou e derramou o produto químico em um rio na Serra Dona Francisca, em Joinville, Santa Catarina. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29 e bloqueou a SC-418, no km 15. Vídeos que circulam nas redes sociais registram uma espuma branca sobre a correnteza.

A Prefeitura de Joinville decretou Situação de Emergência na cidade. A captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão foi totalmente fechada às 10h e ao menos 34 bairros podem ficar sem água.

Confira o vídeo:



https://twitter.com/i/status/1752031619874169043

Em nota, o Governo de SC disse que o trânsito no local foi interditado para a segurança dos motoristas. Equipes da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foram até o local para as devidas providências e liberar a pista o quanto antes. A Defesa Civil também se deslocaram para a região do acidente para avaliar possíveis danos e tomar as providências em conjunto com os demais órgãos, como explica o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Cesar Nunes.

De acordo com a prefeitura, técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises para garantir que não há resquícios do ácido na água. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios tinha o suficiente para apenas quatro horas de consumo, uma média de 50%. A prefeitura também pediu a colaboração da população para economizar água. 

O ácido sulfônico, além de tóxico, é mais conhecido pela sua aplicação na obtenção de espumantes, que estão presentes em xampus, detergentes e cremes dentais. Esses sais agem como agentes surfactantes, ou seja, agem diminuindo a tensão superficial. O nome genérico para essa classe de compostos é 'agentes tensoativos'.

Com informações do O Tempo