Vídeo: cratera de 800 mil km aparece no sol; conheça os efeitos do fenômeno

Durante uma observação realizada no último domingo, 3, o telescópio Solar Dynamics Observatory da Nasa, encontrou uma cratera de aproximadamente 800 mil quilômetros, o equivalente a 60 vezes o tamanho do planeta terra. O buraco está localizado na coroa solar, a camada mais externa do sol. Cientistas dizem que buracos...

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 17:21

Durante uma observação realizada no último domingo, 3, o telescópio Solar Dynamics Observatory da Nasa, encontrou uma cratera de aproximadamente 800 mil quilômetros, o equivalente a 60 vezes o tamanho do planeta terra. O buraco está localizado na coroa solar, a camada mais externa do sol. Cientistas dizem que buracos desse tipo nunca foram vistos antes e preocuparam os ciêntistas.

Isso porque, apesar de assustador, o fenômeno é considerado 'comum', tem alguns efeitos no planeta, já que pode liberar feixes de radiação mais fortes, que o habitual na atmosfera terrestre. Além disso, uma grande quantidade de 'vento solar' estaria vindo em direção ao planeta, podendo levar a uma tempestade geomagnética de intensidade 2, considerada moderada, além de poder causar falhas em satélites, e consequentemente sistemas de comunicação.

Assista:



https://youtu.be/CSYSc8wZBKQ?si=qJslgvbQzTb821_L