Reprodução/ redes sociais
Reprodução/ redes sociais

Vídeo: erupção de vulcão na Indonésia gera alerta de tsunami e preocupações climáticas

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O vulcão Ruang, localizado na província de Celebes do Norte, na Indonésia, entrou em erupção pelo menos cinco vezes nas últimas 24 horas, gerando temores de um possível tsunami e preocupações sobre o impacto climático. As autoridades indonésias emitiram um alerta de tsunami após as explosões, que cobriram a região com uma nuvem de fumaça visível a quilômetros de distância e forçaram a evacuação de milhares de residentes.

O Monte Ruang, um estratovulcão, registrou sua primeira erupção por volta das 21h45 (horário local) de terça-feira, 16, e continuou com atividade sísmica intensa nas 24 horas seguintes, levando o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia a elevar o alerta para o nível 4, o mais alto.

CONTINUE LENDO...

As sucessivas explosões alimentaram o receio de um possível desmoronamento de parte do vulcão no mar, desencadeando um tsunami, semelhante ao evento ocorrido em 1871. A ilha de Tagulandang, localizada ao nordeste do vulcão e lar de cerca de 20 mil pessoas, está em risco. Até o momento, não houve relatos de vítimas fatais ou feridos.

As autoridades já evacuaram aproximadamente 11 mil moradores das áreas próximas. A recomendação é manter uma distância segura da região e evitar um raio de seis quilômetros da cratera ativa do vulcão.

O aeroporto internacional mais próximo, na cidade de Manado, foi fechado temporariamente devido às grandes colunas de fumaça e cinzas emanadas do vulcão, que ainda estava ativo na manhã de quinta-feira, 18, segundo o jornal britânico The Guardian.

Impacto climático:

Meteorologistas alertam para o possível impacto climático da grande quantidade de material vulcânico lançado na atmosfera pela erupção do Ruang. O índice de explosividade dessa erupção ainda não foi divulgado, o que determinará o potencial de impacto climático, podendo variar de nulo a significativo.

Os vulcões são classificados de acordo com o Índice de Explosividade Vulcânica (VEI), semelhante à Escala Richter para terremotos, que mede a quantidade de material ejetado na atmosfera, bem como a duração das erupções.

Em 1991, a erupção do vulcão Pinatubo, nas Filipinas, classificada como VEI-6, provocou um resfriamento global por dois anos. Outro exemplo é a erupção do vulcão Tambora, na Indonésia, em 1815, que resultou em um resfriamento global significativo e um período conhecido como “Ano Sem Verão”.

A magnitude e evolução da atividade do vulcão Ruang estão sendo monitoradas de perto por especialistas, que alertam para possíveis consequências caso a erupção se intensifique, embora os efeitos climáticos até o momento tenham sido mínimos.

Com informações do InfoMoney

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }