Uma idosa de 88 anos deixou o Centro de Terapia Intensivo (CTI) de um hospital localizado em Belo Horizonte (MG) após receber a visita do cão de estimação. A história comoveu a web após ser compartilhada. Maria Isabel Salomé, de 88 anos, estava internada em estado grave desde 17 de março.
Ela, que sobre de problemas pulmonares, não respondia às medidas clínicas e pouco interagia com os profissionais de saúde, o que dificultava ainda mais o cenário. Contudo, tudo mudou após ela rever o cãozinho de estimação, um Yorkshire, de 3 anos, chamado Didico.
As visitas do animal fizeram com que Maria Isabel ficasse mais ativa e responsiva. Em 20 de abril, ela deixou o Centro de Terapia Intensivo (CTI) e foi para o quarto.
Ideia
A ideia de levar o cão para o hospital surgiu após a idosa demonstrar interesse sempre que falavam sobre Didico.
“A família chegava para visitá-la e ela fechava os olhos, não queria conversar. Foi então que cogitamos a possibilidade dela receber a visita do cão”, lembra Roberto Lucas Salomé Ferreira, neto da paciente.
E deu certo. Já foram duas visitas e a idosa segue se recuperando. Tudo foi possível por o hospital onde ela está internada mantém um protocolo institucional para visitas de animais, que são acompanhadas pela equipe da Comissão de Infecção Hospitalar, com regras bem rígidas.
“Para que o pet entrasse no hospital, foi exigido um laudo feito pelo veterinário atestando a saúde do animal, a apresentação do cartão de vacina em dias e um banho. Além disso, ele entrou no Hospital dentro da casinha de transporte”, conta o neto da paciente.
Com informações de O Tempo