Uma jovem de 16 anos deu à luz dentro de um fusca no estacionamento da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, na última quarta-feira, 14. Um dos profissionais que atendeu a paciente, o enfermeiro Antônio Martins, afirmou que ela chegou à unidade em estado avançado de trabalho de parto.
“Eu tinha acabado de assumir o plantão. Estava fazendo um relatório de entrada, por volta das sete horas da manhã, quando o pai dela parou o carro na porta da urgência”, contou Antônio Martins.
A paciente não seria atendida desta forma na MDER, a maior maternidade pública do Piauí, pertencente à rede estadual de saúde. Isso porque a maternidade funciona “a portas fechadas”, modalidade em que os pacientes só são atendidos quando encaminhados por outras unidades de saúde.
Uma equipe da MDER se mobilizou para fazer o parto, foi feita uma barreira humana e o procedimento foi realizado ali mesmo, no estacionamento da maternidade.
“A criança é do sexo feminino. Nasceu bem, chorosa, corada e ativa. Fizemos todos os protocolos que devem ser feitos em qualquer situação de parto normal, mas dentro do carro”, informou Antônio.
Com informações do G1