Vídeo: Promotor chama advogada de galinha durante audiência no tribunal de MG

Durante uma audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o promotor Francisco Santiago causou dirigiu insultos sexistas à advogada criminalista Sarah Quintetti Piron. Santiago chamou a advogada de “galinha garnizé” e insinuou que ela faria um “striptease” durante a sessão do Tribunal do...

Publicado em 2 de abril de 2024 às 16:57

Durante uma audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o promotor Francisco Santiago causou dirigiu insultos sexistas à advogada criminalista Sarah Quintetti Piron. Santiago chamou a advogada de 'galinha garnizé' e insinuou que ela faria um 'striptease' durante a sessão do Tribunal do Júri em Belo Horizonte, que ocorreu na última terça-feira, 26.

O registro do ocorrido consta na ata da audiência, onde é mencionado o momento em que o promotor se dirigiu a Sarah Quintetti com os insultos. Após as declarações do promotor, a advogada indignada registrou o incidente com seu celular.



https://twitter.com/i/status/1775242980468654229

Os advogados Rodrigo Badaró e Rogério Varela, membros do Conselho Nacional do Ministério Público, protocolaram uma reclamação disciplinar contra o promotor Francisco Santiago. Na representação, eles destacam que as ofensas dirigidas à advogada foram desrespeitosas e violaram suas prerrogativas profissionais.

Sarah Quintetti Pironi, por sua vez, expressou sua indignação com o ocorrido, afirmando que, em seus 13 anos de advocacia, nunca havia passado por uma situação semelhante. Ela se sentiu desrespeitada e humilhada pelo promotor.

O julgamento que estava em andamento e envolvia um caso de homicídio acabou sendo adiado devido ao incidente. O Ministério Público de Minas Gerais ainda não se pronunciou sobre o assunto.