Violência nas escolas: operação cumpre 10 mandados de internação de menores em 5 estados

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira, 19, 10 mandados de internação provisória de adolescentes, além de buscas e quebras de sigilo, durante uma operação contra violência nas escolas. Além de adolescentes entre 13 e 17 anos, uma criança de 11 anos foi identificada. Menores de 12 anos não podem ser apreendidos,...

Publicado em 19 de abril de 2023 às 16:09

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira, 19, 10 mandados de internação provisória de adolescentes, além de buscas e quebras de sigilo, durante uma operação contra violência nas escolas. Além de adolescentes entre 13 e 17 anos, uma criança de 11 anos foi identificada. Menores de 12 anos não podem ser apreendidos, conforme a lei.

Segundo o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a operação busca apreender pessoas que realizam crimes de ameaça, incitação e apologia ao crime.

'São crimes de ameaça, incitação e apologia ao crime e associação criminosa. Mas como são adolescentes é ato infracional', disse.

Os menores são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

Além dos menores, dois adultos foram identificados, segundo o promotor de Justiça e coordenador-geral do Gaeco em Santa Catarina, Marcio Cota.

As ordens de internação são cumpridas nos seguintes locais:

PE - Recife;

SC - Blumenau;

PR - Curitiba e Guaíra;

RJ - Barra Mansa, Duque de Caxias, São Gonçalo;

SP - São Paulo (Capital), Itapira, São José dos Campos, Salto.

As investigações tiveram início após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 5 de abril. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas. O assassino foi detido.

Com informações do G1