Fonte: Freepik
Fonte: Freepik

A fonte limpa do século: o que é a energia solar?

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cada vez mais popular no Brasil, o uso do sol como fonte de energia sustentável ainda gera dúvidas e questionamentos nos consumidores

A energia solar como fonte para abastecimento de casas, empreendimentos e indústrias é uma energia gerada através da captação da luz e do calor do sol, que pode ser utilizada tanto para gerar eletricidade, através dos painéis fotovoltaicos, quanto aquecimento de água, com os aquecedores de água térmica. É uma fonte energia sustentável e renovável.

CONTINUE LENDO...

Os módulos fotovoltaicos, comumente conhecidos como placas solares, captam a energia do sol e transportam para o inversor solar, onde é transformada em energia elétrica. Esse processo é chamado de efeito fotovoltaico.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de sistemas residenciais de energia solar no final de 2022, As instalações fotovoltaicas realizadas somam 6,4 GW e atendem atualmente cerca de 1,2 milhão de consumidores que aderiram ao segmento de geração solar distribuída (GD). Mesmo sendo um número expressivo ainda é um mercado tímido, comparado com outros países como China, Estados Unidos e Japão.

Muitos consumidores ainda não compreendem totalmente como funciona este tipo de geração de energia e seus benefícios. E são muitos! Além da redução em cerca de 90% do valor pago na conta de luz, é uma energia limpa, que não polui o meio ambiente, já que não emite gases poluentes, é uma fonte mais barata para produzir e as tecnologias utilizadas nos sistemas solares tem uma vida útil longa, com baixa necessidade de manutenção. É também uma ótima opção para casa e vilarejos afastados, de difícil acesso.

No estado do Pará, o Banpará anunciou que está com uma linha de crédito, para atender funcionários, servidores efetivos municipais e estaduais, inativos e pensionistas do IGEPREV e clientes do banco.

E tem como objetivo estimular a diversificação da matriz energética de diversos setores do Estado do Pará por meio do financiamento da compra e instalação de equipamentos geradores de energia elétrica solar, contribuir para a preservação do meio ambiente, a geração de emprego e renda e estímulo à responsabilidade socioambiental e incentivar a utilização de fontes de energia renováveis e mais limpas.

O crédito financia até 100% de projetos para instalação de sistemas com projetos até 100mil reais. Para dar entrada no pedido de crédito o cliente deve dirigir-se pessoalmente à sua agência e procurar a gerência.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }