Açaí do Pará é destaque na COP 28, em Dubai

UM dos alimentos indispensáveis na mesa do paraense, o açaí, conquistou de vez o mercado árabe. Uma das principais cadeias produtivas do Pará, está presente na 28ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Uma empresa localizada em Castanhal, município da Região...

Publicado em 10 de dezembro de 2023 às 08:55

UM dos alimentos indispensáveis na mesa do paraense, o açaí, conquistou de vez o mercado árabe. Uma das principais cadeias produtivas do Pará, está presente na 28ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Uma empresa localizada em Castanhal, município da Região Metropolitana de Belém, compra açaí de cooperativas e associações ribeirinhas, transforma o fruto em produtos e comercializa no Brasil e em outros países.

Atualmente, o fruto está presente em quase todos os estados brasileiros, a marca exporta diversos produtos para 16 países, entre os quais Austrália, França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Equador, Chile e os Emirados Árabes Unidos.

Na COP 28, o açaí está sendo comercializado em um dos espaços mais movimentados da Expo City Dubai.

Crescimento - A quantidade de açaí exportada para os Emirados Árabes Unidos saiu de 19 toneladas, em 2020, para cerca de 100 toneladas em 2022, e em 2023 já atingiu 200 toneladas. O produto, que sai em navios do Brasil, chega ao continente asiático pronto para consumo.

O açaí comercializado na COP 28 é da empresa Xingu Fruit que é licenciada pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e conta com incentivos fiscais concedidos pela gestão estadual, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

De agosto a dezembro, as famílias ribeirinhas fazem a colheita do açaí. Elas também cuidam e limpam a área do plantio para manter o espaço pronto para novas colheitas.

Com informações da Agência Pará