Após discurso de Marina, ribeirinha cobra indenização por Belo Monte: 'Lula, nos faça justiça'; assista

O último dia dos Diálogos Amazônicos, neste domingo, 6, no Hangar, em Belém, foi marcado por alguns protestos. Manifestantes de diversas regiões do Pará compareceram ao evento para cobrar medidas e indenizações do Governo Federal, entre eles, ribeirinhos da região do Xingu, que se dizem impactados pela usina...

Publicado em 6 de agosto de 2023 às 12:27

O último dia dos Diálogos Amazônicos, neste domingo, 6, no Hangar, em Belém, foi marcado por alguns protestos. Manifestantes de diversas regiões do Pará compareceram ao evento para cobrar medidas e indenizações do Governo Federal, entre eles, ribeirinhos da região do Xingu, que se dizem impactados pela usina hidroelétrica de Belo Monte.

No final da manhã, logo após o discurso da ministra do meio ambiente e mudança do clima, Marina Silva, a líder do conselho ribeirinho, Maria Francineide, subiu ao palco, pegou o microfone e começou a cobrar do Governo Federal uma indenização pelos danos causados aos moradores da região.

Conforme os manifestantes, desde que a usina foi inaugurada, há 7 anos, eles tem sofrido com os efeitos da hidroelétrica sobre a piracema, período de reprodução dos peixes, quando há o deslocamento até as nascentes dos rios.

Assista: