Após Marina, Sônia Guajajara rebate fala de Zema: 'racismo institucionalizado'; assista

A ministra do Povos Indígenas, Sônia Guajajara, rebateu, na tarde deste domingo, 06, a fala do governador de Mina Gerais, Romeu Zema (Novo), que defendeu a frente Sul-Sudeste contra o Nordeste. Durante a entrevista coletiva com jornalistas no evento Diálogos Amazônicos, em Belém, no Pará, a ministra comentou e rebateu...

Publicado em 6 de agosto de 2023 às 15:27

A ministra do Povos Indígenas, Sônia Guajajara, rebateu, na tarde deste domingo, 06, a fala do governador de Mina Gerais, Romeu Zema (Novo), que defendeu a frente Sul-Sudeste contra o Nordeste. Durante a entrevista coletiva com jornalistas no evento Diálogos Amazônicos, em Belém, no Pará, a ministra comentou e rebateu a fala ao dizer que se trata de 'um racismo institucionalizado' promovido pelo governador.

Segundo ela, a fala do governador promove a 'separação dos estados' o que não é benéfico para o governo e que ele deve ser punido.

'Acho que nem precisa a gente comentar, né? Basta julgar e aí puni -lo, porque isso é um racismo institucionalizado que promove, né, essa separação dos estados, e que a gente sabe que isso não convém, né? Principalmente vindo de um governador'.

Assista:

Na coletiva, Marina Silva afirmou não ter visto a fala do governador Romeu Zema, mas disse que as chuvas do sul e sudeste são produzidas pela Amazônia e que os povos originários são responsáveis pela maior parte da preservação da floresta.

'Sem a Amazônia, não tem como ter agricultura, não tem como ter indústria, não tem como o Brasil sequer ter vida no sul, sudeste e centro oeste porque a ciência diz que seriam deserto igual o deserto do Atacama ou o deserto do Saara, portanto, não é uma questão de quantidade em termos de peso populacional, é uma questão de trabalharmos com o princípio da justiça ambiental e do PIB dos ecossistêmicos que são gerados por esta região', declarou Marina Silva.