Foto: Agência Belém Divulgação.
Foto: Agência Belém Divulgação.

Arrecadação de lixo eletrônico em Belém ocorre todas as sextas-feiras de setembro

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), dá continuidade na próxima sexta-feira, 1º de setembro, à ação de Coleta de Lixo Eletrônico, que vai ocorrer ao longo de todo o mês sempre às sextas-feiras, das 9h às 14h, com pontos de arrecadação itinerante no Horto Municipal, na praça Batista Campos, praça Pet, praça da República e Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda.

A iniciativa é da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que firmou parceria com o Instituto Descarte Correto, para receber lixo eletrônico, como celulares, computadores, tablets, televisores, baterias e pilhas. 

CONTINUE LENDO...

O descarte de lixo eletrônico gera uma série de consequências prejudiciais ao ser humano e à natureza. Um dos problemas mais graves causados pelo descarte inadequado dos aparelhos eletrônicos é a poluição ambiental, considerando que muitos equipamentos possuem substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio e bromo. 

No Horto Municipal, desde junho funciona um ponto permanente de coleto de lixo eletrônico e, até o momento, a Semma já recebeu mais de uma toneladas desse tipo de material. 

Segundo especialistas, quando esses produtos químicos entram em contato com o solo, a água ou o ar, podem contaminar o meio ambiente, afetando ecossistemas e colocando em risco a saúde de pessoas animais e plantas.

“A Semma vem trabalhado diariamente para tornar Belém uma cidade cada vez mais sustentável e com cidadãos conscientes do seu papel em defesa do meio ambiente”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira.

Ela disse, ainda, que apresentar uma alternativa para destinar corretamente esses objetos quando se tornam inservíveis é uma questão não só de preservação do meio ambiente, mas também de saúde pública. 

A representante do Instituto Descarte Correto completou afirmando que “esse é um movimento de cuidado com a natureza e de promoção da economia circular. Cada ação é um passo importante para um futuro mais verde e consciente”.

Agenda 

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico às sextas-feiras do mês de setembro de 2023:

  • Dia 1º – Horto Municipal, localizado na rua dos Mundurucus, S/M, Batista Campos;
  • Dia 8 – Praça Batista Campos;
  • Dia 15 – Praça Pet K9, na Visconde de Souza Franco (Doca), Viela Santa Rita Bezerra, 105-245 – Umarizal; 
  • Dia 22 – Praça da República, próximo ao Theatro da Paz; e
  • Dia 29 – Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda.

Com informação da Agência Belém.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }