Belém promove encontro de prefeitos e prefeitas da Pan-Amazônia em agosto; veja a programação

A Prefeitura de Belém promove nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar, o Fórum das Cidades Amazônicas, reunindo prefeitos e prefeitas dos países Pan-Amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).  O Fórum vai debater a dimensão urbana da...

Publicado em 27 de julho de 2023 às 12:21

A Prefeitura de Belém promove nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções da Amazônia - Hangar, o Fórum das Cidades Amazônicas, reunindo prefeitos e prefeitas dos países Pan-Amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). 

O Fórum vai debater a dimensão urbana da Amazônia com vistas a promover políticas públicas e fortalecer o protagonismo dos municípios no impulsionamento da urbanização sustentável na região. 

Ouvir os prefeitos

Pela importância histórica da Amazônia para o mundo, o Fórum das Cidades busca dar voz aos gestores das cidades que enfrentam desafios que somente a região vivencia. 

Dentro do Fórum das Cidades Amazônicas será articulado e aprovado um documento (carta) que elencará as necessidades da Organização de Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que é o acordo de cooperação entre os oito países da Pan-Amazônia.

O Fórum não é apenas um encontro, é o lançamento de uma organização de caráter permanente de articulação das cidades da Amazônia e é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belém, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e em coordenação com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Ministério das Cidades (MCID),  Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e  Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei).

Planárias e debates

Na quinta-feira,3, primeiro dia do Fórum,haverá uma mesa de abertura com a participação de diversas autoridades lideradas pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Neste dia, pela manhã, também haverá participação da sociedade civil.

Em seguida serão realizadas mesas de discussões políticas e técnicas, com a participação de autoridades locais e especialistas que tratarão de temas como Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Bioeconomia, Fronteiras, Gestão Territorial, Financiamento, entre outros.

Todos os debates e suas respectivas recomendações serão registrados por uma equipe de sistematizadores que produzirá uma síntese a ser transformada em uma Carta de Intenção.

Na sexta-feira, 4, haverá plenária de prefeitos e prefeitas, debates sobre a amazônia urbana, apresentação de iniciativas para o desenvolvimento e promoção de ações futuras do Fórum de Cidades Amazônicas e, por fim, será apresentada a Carta de Intenção, para aprovação em uma plenária composta por autoridades locais das cidades amazônicas.

A Carta de Intenção das Cidades Amazônicas será lida pelo prefeito Edmilson Rodrigues na sessão inaugural da Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos (a Cúpula da Amazônia).

Programação

3 de agosto - quinta-feira

Manhã - Público-alvo:  Prefeitas e prefeitos, representantes do governo nacional, instituições e atores da sociedade civil.08h - 8h:30 - Credenciamento08h30 – 09h:45 - Abertura e boas-vindas09h:45- 10h:45 - O papel das cidades para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.10h:45- 11h - Pausa do café11h- 12h:30 - Financiamento da transição climática em cidades da Amazônia.12:30- 14h - Almoço

Tarde - Público-alvo:  Prefeitas e prefeitos.

14h - Sessão temática 1: Capacidades institucionais para um futuro sustentável.Sessão temática 2: Geração de empregos sustentáveis no radar da bioeconomia nas cidades amazônicas.15h30 - Pausa do café16h - Sessão temática 3: Vulnerabilidade ambiental nas cidades amazônicas.Sessão temática 4: Planejamento, construção e gestão das cidades na Amazônia.17h:30 - Dia 1 - Encerramento

4 de agosto - sexta-feira

Público alvo: Prefeitas e prefeitos8h:30-09h:45 : Plenária de prefeitas e prefeitos09h:45 – 10h: Café10h-11h30 - Amazônia urbana, construções coletivas para o desenvolvimento sustentável.11h30-12h: Apresentação de Iniciativas para o desenvolvimento e promoção de ações futuras do Fórum de Cidades Amazônicas.12h-12h30: Encerramento - próximos passos, agradecimentos, assinatura da carta de intenção e foto oficial.

Fonte: Agência Belém