Foto: Reprodução/Ag. Belém
Foto: Reprodução/Ag. Belém

Belém terá uma semana de eventos integrados promovendo a sustentabilidade urbana

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Brasil sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA). Cerca de vinte meses antes da maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta, a cidade de Belém será tomada por diversos eventos integrados, buscando promover um diálogo multissetorial, envolvendo autoridades, além de representantes das instituições de pesquisa, do terceiro setor, da iniciativa privada e sociedade civil, a fim de debater soluções para transformar compromissos ligados à agenda climática em ações efetivas rumo à adaptação e mitigação, preparando as cidades brasileiras para um futuro mais resiliente e sustentável. 

Parceria – Nesta terça-feira, 16, até a sexta, 19, Belém recebe gestores públicos municipais de coordenação do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, entidade que conecta mais de 2.500 governos em todo o mundo, promovendo a troca de experiências, e debatendo caminhos possíveis rumo ao desenvolvimento urbano sustentável. O 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil é uma iniciativa promovida pelo ICLEI América do Sul, em colaboração com a Prefeitura de Belém.

CONTINUE LENDO...

O encontro ocorre de forma simultânea a outros eventos, todos voltados à disseminação de conteúdos atualizados sobre as principais tendências globais referentes à agenda do clima, apresentação de instrumentos disponíveis para a gestão pública e incentivando a cooperação entre as partes, no caminho da conformidade climática das cidades brasileiras. 

Mobilização para o enfrentamento da emergência climática 

“O Protagonismo dos Governos Locais e Regionais na Agenda Climática” é o tema do 3º Encontro Nacional do ICLEI, que terá lugar na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), que contará com sessões plenárias com amplo debate sobre as oportunidades e desafios dos governos locais no âmbito do desenvolvimento urbano sustentável. 

A reunião anual do ICLEI ocorrre em conjunto com o XXIX Encontro Nacional do Fórum CB27, que congrega secretárias e secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e Distrito Federal. Paralelamente, ocorrerá o 2º workshop do Gap Fund Step Up Project, parceria global que presta assistência técnica a cidades na fase inicial de projetos e planos de desenvolvimento urbano hipocarbônico e resiliente às alterações climáticas.

O Fundo dispõe de um capital de 105 milhões de euros e pretende desbloquear até 4 milhões de euros em investimentos para cidades que cumprem os pré-requisitos de acesso aos recursos

Concomitantemente, ocorrerá também o Fórum da América Latina do UrbanShift, programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que apóia 28 cidades em 11 países difundindo conhecimento e boas práticas para implementação de soluções integradas de sustentabilidade urbana.

Belém recebe, ainda, a reunião de trabalho do Fórum de Cidades Amazônicas (FCA) e do Comitê Executivo Regional do ICLEI América do Sul (RexCom), além das atividades do Minurvi (Fórum de Ministros e Máximas Autoridades de Habitação e Desenvolvimento Urbano da América Latina e do Caribe) que ocorre também em Belém. 

O 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil recebe apoio institucional da Fundação Konrad Adenauer, do Banco Interamericano de Desenvolvimento do Instituto, do Instituto Amazônia +21, do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, com financiamento da União Europeia, o programa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Nature-Based Cities (NBCities) financiado pelo Global Eba Fund, Banco Europeu de Investimento e o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que financiam o Gap Fund Step Up Project.

Além disso, conta com o patrocínio do Water Offsets e mantém uma parceria contínua com a MRV & CO, que é parceira anual do ICLEI Brasil.

ICLEI  – O Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais ao redor do mundo, comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, o ICLEI influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Com informações da Ag. Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }