Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil
Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil

Censo 2022: Pará é o sexto estado com mais indígenas declarados

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O estado do Pará é o 6º no país com mais indígenas declarados, tendo um total de 80.974, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã desta segunda-feira, 07, durante cerimônia de apresentação no Theatro da Paz.

O município com mais indígenas é o de Jacareacanga, sudoeste do estado, onde 59,13% da população se declara como parte da etnia. Cumaru do Norte e Aveiro vêm em seguida, com 17% da população, já as demais cidades do estado possuem menos de 5% na população total.

CONTINUE LENDO...

Os números mostram que o número de indígenas no Brasil dobrou em relação a 2010, quando 39.081 pessoas no estado do Pará se declaravam membros desse grupo. Ainda, a etnia com mais declarados é a Andirá-Marau, com 14.307 indígenas entre seis cidades do Pará e o Amazonas.

Assista à transmissão ao vivo:

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }