Foto: Ibama.
Foto: Ibama.

Cetas DF recebe 21 novos animais para reabilitação e reintegração na natureza

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Distrito Federal (Cetas/DF) recebeu, no dia 12 de abril, animais advindos do Cetas de Caldas Novas, município de Goiás, para que passem por um processo de reabilitação até estarem aptos para soltura. São 21 animais, entre os quais estão um filhote de onça parda, uma fêmea de quati e 19 aves, sendo nove periquitos, cinco araras e cinco papagaios.

Os espécimes chegaram ao Cetas de Caldas Novas devido a apreensões e entregas voluntárias. O Centro fez os primeiros cuidados antes da transferência para o Distrito Federal.

CONTINUE LENDO...

Onça

O filhote de onça parda foi resgatado com dois meses de vida pelo Corpo de Bombeiros em uma zona rural de Cristianopólis (GO). Ela foi levada para o Cetas que decidiu colocá-la em uma área próxima de onde foi encontrada, sendo devidamente monitorada por dez dias, para esperar um retorno da mãe, que não apareceu. A onça, agora com quatro meses, passará pela reabilitação no Cetas DF para que possa ser reintegrada à natureza.

Quati

A fêmea de quati chegou ainda filhote para os cuidados no Centro, através de entrega voluntária de pessoas que encontraram e cuidaram dela por três meses, até que o animal ficasse fortalecido e mais saudável.

Agora, uma nova fase começa. “A quati passará por processo de recuperação para possivelmente ser integrada em um bando.”, diz a chefe do Cetas de Caldas Novas, Leticia Moraes.

Aves

Foto: Ibama.

As araras e os periquitos foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Ainda filhotes, muitos caem dos ninhos e não conseguem retornar por estarem machucados, eles são então levados aos Centros de Triagem para que possam se fortalecer e retornar ao habitat. Já os papagaios foram alvos de apreensão em operações de fiscalização que são realizadas regularmente.

No caso das aves, a liberação é feita em bandos de centenas de animais, para que a reintegração seja bem sucedida. Vários bandos, posteriormente, se dividem em grupos menores, e, sendo poucas, há o risco de que uma ave seja isolada, tendo sua sobrevivência dificultada. Como se encontravam apenas 19 aves no Cetas de Caldas Novas, a equipe decidiu por enviá-las para a unidade no DF, que tem maior número de animais, para que pudessem se integrar antes da soltura.

Com informações do Ibama

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }