Foto: Ag. Belém
Foto: Ag. Belém

Dia da Colheita reúne estudantes e familiares em compromisso com o meio ambiente e partilha

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A  Festa da Colheita promovida por meio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), reuniu as famílias dos estudantes da educação infantil da instituição em um momento de confraternização, solidariedade, compromisso com o meio ambiente e partilha.

O evento realizado nesta quinta-feira, 16, é a culminância do Projeto Horta do Conhecimento desenvolvido pela Funbosque. O jambu que foi plantado pelos próprios alunos, foi colhido nesta quinta-feira e dividido entre as famílias envolvidas em momento de muita alegria para todos.

CONTINUE LENDO...

Para Maria Vieira, mãe da aluna do Jardim I, Isabela Sofia, 5 anos, esse momento de conexão com o meio ambiente é muito importante para as crianças. “Hoje em dia as crianças estão muito ligadas ao celular. Aqui a escola proporciona esse momento de vivência e experiência para a minha filha e é muito gratificante, porque esses momentos estão contribuindo para o desenvolvimento da minha filha”, comemorou.

Aprendizado integrado ao meio ambiente

No início deste semestre, os estudantes semanalmente participam de aulas práticas na horta, onde são ensinados os conceitos de meio ambiente, alimentação saudável e sustentabilidade, e eles colocam a mão na terra, semeando, regando, acompanhando a germinação e o crescimento. “Para a planta se desenvolver, ela precisa de sol, terra, água e ar”, explicou o aluno Saulo Marques, de 4 anos.

“É um momento muito importante para os alunos e para a escola. A gente vê a felicidade deles no momento em que dizem o que aprenderam na horta. A escola proporciona vivências para os estudantes, e hoje podemos ver que eles já têm um conhecimento do meio ambiente que ele vai levar para gerações futuras e está mudando a realidade dele e da sua comunidade”, contou a coordenadora da educação infantil, Helen Marisa.

Foto: Ag. Belém.

Alunos são os protagonistas

O Projeto Horta de Conhecimento desenvolve as atividades de cultivo de hortaliças como um recurso didático interdisciplinar, que favorece a integração de teoria e prática de forma lúdica com o conhecimento da educação ambiental, desde a educação infantil ao ensino médio profissionalizante, por meio do estágio supervisionado.

“O projeto é desenvolvido desde a criação da Fundação e tem como eixo norteador a educação ambiental, onde os alunos são os protagonistas que vivenciam o cuidado para o cultivo das hortaliças”, explica a coordenadora do Projeto Horta do Conhecimento, Mery Fernandes.

Com a participação de alunos, familiares e professores a programação encerrou com a degustação de um prato feito com arroz, frango, jambu e tucupi para valorizar a alimentação saudável.

Com informação da Agência Belém.

VER MAIS

VER MAIS