Ricardo Stuckert/Divulgação
Ricardo Stuckert/Divulgação

Em Portugal, Lula  defende que Belém seja sede da COP 30

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Durante entrevista concedida à imprensa na capital de Portugal, Lisboa, na manhã deste sábado, 22, o presidente Lula voltou a defender o combate aos crimes ambientes e reafirmou seu desejo de que a próxima COP 30 seja realizada no Brasil, no estado do Pará.

“O Brasil será implacável no combate aos crimes ambientais. Vamos combater o garimpo ilegal e os que atentam contra os povos indígenas”, declarou o presidente. “E estamos reivindicando a realização da COP 30 no Brasil, no estado do Pará”, afirmou ainda.

CONTINUE LENDO...

Durante o pronunciamento, também debateu sobre governança mundial, onde são tomadas decisões que serão tomadas em vigor de âmbito mundial.

O presidente Luís Inácio da Silva indicou Belém do Pará como capital que será candidata para sediar o evento, e a prefeitura da cidade já vem realizando uma série de ações para preparar a capital para isso. No mês de março foi criado um Fórum Municipal de Meio Ambiente, que será composto pela sociedade civil organizada e gestão municipal, em busca de soluções para problemáticas ambientais da cidade e servirá também para preparar a capital paraense à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025 (COP-30).

Além disso, a expectativa é que fórum resulte na elaboração do Plano Municipal de Mudança Climática de Belém, que já existe, atualmente, em algumas capitais brasileiras, como Salvador, Recife, Curitiba e São Paulo.

O prefeito Edmilson Rodrigues também criou uma força-tarefa e se reuniu com epresentantes da Associação Comercial do Pará (ACP), Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e outras instituições do segmento e áreas afins, onde explanaram sobre os principais eixos  sobre turismo, comércio, hotelaria, transporte profissionais e obras. O objetivo do encontro foi o planejamento integrado da Prefeitura de Belém com os responsáveis pelo setor turístico na capital paraense.

A chance do Brasil, o estado do Pará e Belém sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças Climáticas, que ocorrerá em 2025, será uma importante oportunidade para retomar o protagonismo na pauta ambiental.

Com informações da Agência Belém.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }