Espécie nova de Anaconda é descoberta na Amazônia

A revista científica Diversity, divulgou um estudo na última sexta-feira, 16, que relata a descoberta de uma nova espécie da gigante sucuri-verde na Amazônia. A cobra foi encontrada durante uma expedição de cientistas no território do povo indígena Baihuaeri Waorani, na Amazônia equatoriana. As sucuris, que também são...

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 17:27

A revista científica Diversity, divulgou um estudo na última sexta-feira, 16, que relata a descoberta de uma nova espécie da gigante sucuri-verde na Amazônia. A cobra foi encontrada durante uma expedição de cientistas no território do povo indígena Baihuaeri Waorani, na Amazônia equatoriana.

As sucuris, que também são conhecidas como Anacondas, impressionam e são famosas pelo seu tamanho. Essas cobras são tradicionalmente encontradas na região tropical da América do Sul. Até este momento acreditava-se existir apenas um tipo sucuri-verde, mas segundo a revista, trata-se de uma nova espécie. Batizado como pertencente à espécie Eunectes akiyama, o animal foi encontrado por uma expedição de cientistas na companhia do ator Will Smith, que viajava junto para gravar o programa de vida selvagem 'Pole to Pole with Will Smith', para a National Geographic.

O cientista e apresentador de Tv, Freek Vonk, fez uma publicação na sua conta do Instagram, na segunda-feira ,19, descrevendo o encontro com a sucuri. 'Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda verde -- como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes -- corresponde, na verdade, a duas espécies diferentes…Ela é como um monstro, parece um ser mitológico', afirmou o cientista que também é professor.

A sucuri encontrada tem quase oito metros de comprimento e pesa quase 200 quilos. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e tecido de sucuris verdes encontradas no Equador, Venezuela e Brasil. O processo foi todo documentado pela National Geographic.Veja o vídeo publicado por Freek Vonk: