Reprodução: Laiana Damasceno / Roma News
Reprodução: Laiana Damasceno / Roma News

Helder e governadores da Amazônia assinam acordo com o BID para novas linhas de crédito para a região; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O governador Helder Barbalho, presidente do Consórcio da Amazônia Legal, assinou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar e financiar os estados da Amazônia.

O acordo foi assinado juntamente com a ministra do Planejamento e Orçamento e Governadora do BID, Simone Tebet, e com o presidente do BID, Ilan Goldfajn. A reunião do acordo ocorreu na tarde desta segunda-feira, 07, no Radisson Hotel, em Belém, e contou com a presença dos governadores dos estados amazônicos.

CONTINUE LENDO...

Em entrevista para o Portal Roma News, o governador Helder falou que o acordo vai ajudar na estruturação de ações da bioeconomia, de regularização fundiária e digestão fiscal para os estados.

“Isto é determinante para que possamos garantir que o planejamento e transição de uso do solo, que reduza o desmatamento, mas construa soluções econômicas a partir das riquezas da floresta e, consequentemente, nós possamos ter um modelo sócio de bioeconomia sustentável para a Amazônia”, disse o governador Helder.

Segundo Helder, sem o financiamento os estados não conseguem alcançar as metas de conservação de desenvolvimento e a cooperação com o BID é importante para os estados da Amazônia Legal. “Não há dúvida de que esse movimento é importante para o Pará e para a região, para garantir condições para fortalecermos as nossas ações, que são diversas”, afirmou o governador.

Estabelecido em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.

“Estamos muito honrados trabalhar em estreita colaboração com os estados da Amazônia brasileira em busca do desenvolvimento sustentável”, comentou o presidente do BID, Illan Goldfajn.

O Consórcio da Amazônia Legal é composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os estados abrigam 67% das florestas tropicais do mundo.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }