Helder e governadores da Amazônia assinam acordo com o BID para novas linhas de crédito para a região; assista

O governador Helder Barbalho, presidente do Consórcio da Amazônia Legal, assinou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar e financiar os estados da Amazônia. O acordo foi assinado juntamente com a ministra do Planejamento e Orçamento e Governadora do BID, Simone Tebet, e com o...

Publicado em 7 de agosto de 2023 às 18:01

O governador Helder Barbalho, presidente do Consórcio da Amazônia Legal, assinou um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar e financiar os estados da Amazônia.

O acordo foi assinado juntamente com a ministra do Planejamento e Orçamento e Governadora do BID, Simone Tebet, e com o presidente do BID, Ilan Goldfajn. A reunião do acordo ocorreu na tarde desta segunda-feira, 07, no Radisson Hotel, em Belém, e contou com a presença dos governadores dos estados amazônicos.

Em entrevista para o Portal Roma News, o governador Helder falou que o acordo vai ajudar na estruturação de ações da bioeconomia, de regularização fundiária e digestão fiscal para os estados.

'Isto é determinante para que possamos garantir que o planejamento e transição de uso do solo, que reduza o desmatamento, mas construa soluções econômicas a partir das riquezas da floresta e, consequentemente, nós possamos ter um modelo sócio de bioeconomia sustentável para a Amazônia', disse o governador Helder.

Segundo Helder, sem o financiamento os estados não conseguem alcançar as metas de conservação de desenvolvimento e a cooperação com o BID é importante para os estados da Amazônia Legal. 'Não há dúvida de que esse movimento é importante para o Pará e para a região, para garantir condições para fortalecermos as nossas ações, que são diversas', afirmou o governador.

Estabelecido em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.

'Estamos muito honrados trabalhar em estreita colaboração com os estados da Amazônia brasileira em busca do desenvolvimento sustentável', comentou o presidente do BID, Illan Goldfajn.

O Consórcio da Amazônia Legal é composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os estados abrigam 67% das florestas tropicais do mundo.



https://twitter.com/RomaNewsOficial/status/1688656209031692294