Itamaraty viu desistência da França em participar da Cúpula da Amazônia como 'deselegante'

Conforme divulgado pelo Itamaraty neste sábado, 5, o presidente da França, Emmanuel Macron, declinou do convite para participar da Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém. O Chefe de Estado Francês viria representando a Guiana Francesa, no entanto, disse que vai enviar um representante para participar...

Publicado em 5 de agosto de 2023 às 15:33

Conforme divulgado pelo Itamaraty neste sábado, 5, o presidente da França, Emmanuel Macron, declinou do convite para participar da Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém. O Chefe de Estado Francês viria representando a Guiana Francesa, no entanto, disse que vai enviar um representante para participar do evento. Segundo fontes, dentro do Itamaraty, os comentários são de que a França estaria cometendo um gesto 'deselegante'.

O Palácio do Planalto teria dito ainda, que Macron poderá enviar um vídeo, mas sua ausência foi considerada como um sinal de que a forma pela qual os emergentes querem debater o assunto pode não ser confortável aos europeus.

No âmbito da cúpula, Lula também tem acenado para a possibilidade de todos os países da região assinarem o compromisso de zerar o desmatamento ilegal até 2030, mas as negociações sobre essa meta ainda estão em curso.

Com informações da CNN