floresta Amazônica - foto reprodução Agência Brasil
floresta Amazônica - foto reprodução Agência Brasil

O que está em jogo na cúpula que discute o futuro da Amazônia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nos dias 8 e 9 de agosto, líderes de países amazônicos se preparam para participar da Cúpula da Amazônia, evento histórico, que pela primeira vez em 45 anos, vai reunir oito presidentes em Belém do Pará, e pretende discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Políticas públicas amazônicas e o fortalecimento da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) estarão em destaque. Mas, uma das pautas mais esperadas deste encontro internacional, é definir metas em conjunto para reduzir o desmatamento entre os países, para evitar que a Amazônia chegue a um ponto irreversível de degradação, com sérios danos ambientais, acelerando o aquecimento global.

CONTINUE LENDO...

O que deve ser discutido na cúpula

Na Cúpula da Amazônia vão ser discutidos temas como conservação do bioma, monitoramento do desmatamento e até mesmo a possível criação do Parlamento Amazônico. Confira a lista:

Ponto de retorno da Amazônia

Se trata de uma crise potencial, cuja data exata é incerta, mas que acarretaria graves consequências para toda a América do Sul, impactando negativamente a produção agrícola e industrial da região, que depende das chuvas do bioma.

Metas comuns de desmatamento

A falta de ações para combatê-lo pode resultar na transformação da Amazônia em uma savana, liberando grandes quantidades de carbono na atmosfera e contribuindo para o aquecimento global. Para enfrentar esse desafio, é esperado então que os países amazônicos estabeleçam, durante a cúpula, uma meta conjunta de redução do desmatamento do bioma.

Metas para outros fóruns

Também é esperado que sejam apresentadas propostas conjuntas dos países da OTCA em outras reuniões globais sobre mudanças climáticas e meio ambiente, como a Cúpula do Clima da ONU, a COP, que vai ser realizada ao fim do ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Parlamento Amazônico

é esperado durante a Cúpula da Amazônia que os presidentes dos oito países membros da OTCA formalizem a criação de um chamado Parlamento Amazônico. A Declaração de Belém, acordo a ser firmado ao final do encontro, deve estabelecer um grupo de trabalho para estudar essa iniciativa.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }