'Parem de nos matar', exige líder indígena durante discurso nos Diálogos Amazônicos, em Belém; assista

Durante abertura do evento Diálogos Amazônicos, na noite de sexta-feira, 4, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, a presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA), Concita Sompre, falou sobre a luta pela sobrevivência dos indígenas. “Esta noite nós viemos aqui pedir que parem de nos matar. A...

Publicado em 5 de agosto de 2023 às 14:54

Durante abertura do evento Diálogos Amazônicos, na noite de sexta-feira, 4, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, a presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA), Concita Sompre, falou sobre a luta pela sobrevivência dos indígenas.

'Esta noite nós viemos aqui pedir que parem de nos matar. A mãe terra está gemendo pedindo socorro. O desenvolvimento econômico não pode estar aciuma da vida e nós temos sofrido com os nossos corpos, espíritos toda a violência que tem chegado nos nossos territórios', disse a líder.

Concita afirmou, ainda, que os indígenas estão lutando dia após dia para sobreviverem, colocando 'seu corpo' como escudo para proteger seus territórios. 'Não adianta dizerem que basta derrubar as madeiras, se não nos incluem nos projetos de vida para a construção de um Brasil melhor. Todos são culpados quando se omitem e não nos defendem', enfatizou.

Assista abaixo:

O evento Diálogos da Amazônia, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, antecede o principal evento que é a Cúpula da Amazônia, onde reúne chefes de Estados dos países da América do Sul que fazem parte da Amazônia Internacional, para debater sobre o meio ambiente local e global nos dias 8 e 9 de agosto.