Prefeitura investe em educação ambiental, arborização e prevenção para tornar Belém cidade verde e sustentável

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Uma das primeiras grandes ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), ainda em 2021, foi a revitalização e reestruturação da Granja Modelo, que naquele ano tinha uma produção de mudas muito aquém do que era necessário. Considerando a importância da produção de mudas para a atividade de arborização da cidade, essa retomada das atividades da Granja foi fundamental para a retomada da arborização da cidade.

Reestruturação do Bosque Rodrigues Alves 

CONTINUE LENDO...

O Bosque Rodrigues Alves também recebeu intervenção emergencial para atender com dignidade os visitantes.  Para mutas pessoas o Parque Zoobotânico é uma opção de lazer acessível, onde famílias inteiras podem ter contato com a flora e fauna existentes no Bosque.

    De imediato foram realizadas podas em várias árvores que estavam em risco de queda e recuperação de equipamentos, como coretos, bancos e limpeza de trilhas.

    O lago da Iara estava completamente assoreado. Somente de lá foi retirado material composto de lama e areia suficiente para encher 40 caminhões. A ponte sobre o lago foi recuperada e pintada, além de pintura completa do gradil externo e da fachada do Parque.

    Segundo o diretor do Departamento de Gestão de Áreas Especiais, Alexandre Mesquita, esse foi um momento muito difícil. “Éramos obrigados avisar, todos os dias, para a população que procurava o Bosque que infelizmente estava fechado”.

    Com a reabertura do espaço e com objetivo de atender a crianças especiais, foi criado o projeto Bosque de Portas Abertas. Todas as terças-feiras, o espaço é reservado para as atividades do projeto, que inclui o contato das crianças com a fauna e flora do Bosque, dinâmicas para utilização das trilhas e a visita monitorada nos vários espaços do Parque.

    Educação Ambiental

    O setor de educação ambiental da Semma desenvolve um papel importante no relacionamento com a comunidade. Estruturar esse setor era de fundamental importância para fazer o trabalho colaborativo com a população na preservação do meio ambiente.

    O departamento organizou as atividades, como a Ecofeira no Horto Municipal, que passou a criar uma agenda de visitação naquele local; seminários, como o a “Roda de Conversa sobre Racismo Ambiental”, realizada em fevereiro de 2021; oficinas de reciclagem de resíduos; oficina de reaproveitamento de óleo de cozinha, entre outras tantas desenvolvidas em vários locais em parceria com várias entidades da sociedade civil.

    Semana Municipal de Meio Ambiente 

    A Semana Municipal de Meio Ambiente de 2021 trouxe o tema “Belém cidade sustentável, a Amazônia começa aqui”. Foi uma semana com extensa programação, com realização de palestras, lançamento do projeto “Tela Verde Samaúma”, oficinas, exposições, plantios de mudas e rodas de conversa.

    A primeira grande operação de arborização

    Em setembro de 2021, a Semma lançou a primeira grande operação de arborização da cidade, denominada “setembro Verde”. A operação teve como objetivo arborizar bairros de periferia identificados com presença de ilhas de calor.  Sacramenta, Pedreira, Tapanã, Parque Verde entre outros foram detectados com temperaturas elevadas em função da ausência de cobertura verde.

    O trabalho iniciou-se pelo Rio São Joaquim, no bairro Sacramenta, com a participação do Prefeito Edmilson Rodrigues. Foram plantadas, nas margens do São Joaquim, só no primeiro trecho, 80 mudas de palheteira (Clitoria Racemosa Benth), um vegetal que além de proporcionar sombra, contribui para evitar assoreamento do rio.

    “Essa é uma tarefa que desempenho sabendo que é para o bem da população, mas sabendo também que temos que contar com essa mesma população, para proteger essas mudas, quando ainda estão pequenas”, diz o diretor do Departamento de Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy.

    O plano de arborização desenvolvido pela Semma prioriza as áreas de periferia da cidade, onde o índice de arborização é muito pequeno, para que não se privilegie apenas o centro da cidade com serviços de arborização e paisagismo.

    A operação se estendeu até o final de novembro de 2021 e, além do plantio de arbóreas, foram efetivadas várias ações de paisagismo em praças e canteiros. Naquele ano, a Semma conseguiu plantar 835 mudas de arbóreas, realizou 2.391 ações de poda e fez 276 supressões de árvores que apresentavam risco de queda. 

    Arborização intensificada na cidade

    Passado o primeiro ano de reestruturação, o desafio agora era intensificar a arborização em todos os bairros da cidade de Belém, sempre com a preocupação com os bairros detectados com a presença de altas temperaturas, porém sem deixar de atender as demandas cotidianas, como paisagismo nas praças e canteiros da cidade, roçagem e o serviço de poda, este último fundamental para evitar acidentes com árvores na área urbana.

    Em 2022, a Semma iniciou uma ação de arborização articulada com escolas e organizações de bairro. Essas ações tinham como objetivo a ampliação de áreas para arborização e a proteção das mudas. A arborização nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci também foram intensificadas. 

    Chuvas e prevenção

    Considerando o período de chuvas intensas de janeiro, logo no começo de 2022 a Semma deu início a uma intensa atividade de poda preventiva na cidade, buscando mitigar, ao máximo, os acidentes provocados por quedas de árvores.

    As equipes trabalharam intensamente para identificar onde havia árvores em risco de queda. Esse trabalho resultou em uma redução de 45% no número de quedas de árvores em relação a 2021. 

    Revitalização paisagística de praças e canteiros 

    Com o aumento da produção de mudas foi possível investir nas ações de paisagismo em toda a cidade. Em uma ação, com início em maio, a Semma trabalhou na implantação de paisagismo onde não havia e revitalizou paisagismo de praças, canteiros, avenidas e orlas em uma ação continuada, que perdura o ano todo.

    Mobilização popular em defesa do meio ambiente

    A Semana do Meio Ambiente de 2022 trouxe o tema Belém Sustentável: Participação Popular e agenda 2030, um chamamento para ongs, estudantes, ativistas em defesa do meio ambiente e sociedade em geral para que se envolvam na defesa e desenvolvimento de políticas de preservação e ampliação das áreas verdes da cidade. 

    Terceiro ano de Gestão 

    Em 2023, além do trabalho preventivo, a Semma ampliou ainda mais as operações de arborização na cidade. Os grandes corredores como Augusto Montenegro, João Paulo, Independência, Perimetral, entre outros receberam plantio de arbóreas para proporcionar sombra e bem-estar para a população.

    “Todos os dias são dias para defender a Amazônia, porque significa defender o futuro dos amazônidas, dos brasileiros e da humanidade. Portanto, afirmamos a nossa biodiversidade florística e constituímos um novo bosque para Belém, visando a uma região mais sustentável”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.

    A Semana do Meio Ambiente, cujo tema foi “A Mudança Climática em Nossas Mãos”, foi dedicada ao debate com a população, no sentido de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e arborização, que é de fundamental importância para o bem-estar do cidadão e depende de atitudes conscientes. 

    “O tema para a Semana do Meio Ambiente 2023 foi escolhido para provocar uma reflexão. Estamos vivenciando uma mudança em nosso clima e sentindo na pele o impacto dessa alteração. Precisamos entender que nossas atitudes impactam diretamente nas condições climáticas de nosso planeta. É hora de darmos as mãos e estarmos juntos pelo meio ambiente”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira.

    Até o final de junho deste ano, devido às ações articuladas e as parcerias, a Semma plantou 5.172 mudas de arbóreas em vários bairros da cidade. As parcerias com a sociedade civil têm muito a contribuir para transformar Belém em uma cidade verde e sustentável.

    Com informação da Agência Belém.

    VER MAIS

    VER MAIS

    // try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }